quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ali


"Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada,os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece.Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem! Avance firme e torne-se Oceano!"
OSHO
Praia de Jeribucaçu-Itacaré_Bahia

Estava hoje lembrando de uma praia, em Itacaré, onde o rio encontra o mar.
Quando o rio encontra o mar, ele deixa de ser. Ele desaparece.
Mas um pouco antes, bem naquele ponto onde eles se entrelaçam, as coisas ficam um pouco confusas. O mar também se torna rio, e não só o contrário. Ali onde ocorre a transição, nada é bem definido ou muito claro. Difícil saber se é um ou o outro. Depende da maré, se vaza, se enche. Tudo se mistura. Toda transição é assim, indefinida por definição. Indistinta.
Ao mesmo tempo, todo encontro é magia. O rio sempre corre em direção ao mar. Não pode fugir de seu destino. E ali, onde seus destinos se cumprem, e se confundem, é onde a vida acontece com força total. Ali, naquele pertencer, encontra-se paz.
Não tem lugar melhor para estar do que ali, no exato instante onde o rio vira mar, e o mar se empresta ao rio. Você prova a água, ela é doce e sal. Quente e fria. De um, e de outro. Dois, e deliciosamente, um.
Não tem lugar no mundo mais bonito do que este momento. 
Ali, onde, mesmo com medo, o rio se entrega ao mar. Se funde, e se dá. Ali,onde a vida cumpre seu destino. Traça seu curso, percorre, se dissolve e absorve. Não tem coisa mais linda do que ver um rio virar mar. E penetrar. Do que ver a vida se cumprir, afinal, e se encontrar. 
Dani Altmayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário