sábado, 6 de outubro de 2012

O amor não é um elástico

  Vi esta imagem em uma das tantas páginas que proliferam no facebook nos últimos tempos, e me chamou a atenção pela frase que acompanha a figura: O amor é como duas pessoas segurando um elástico. O primeiro que soltar machuca o outro.
  Desconheço a autoria, mas discordo. Não acho que o amor possa ser comparado a um jogo de força, em primeiro lugar. Ou a qualquer tipo de jogo, falando nisso, seja ele de força, inteligência ou esperteza. Jogo é jogo. É competição. Não acho que o amor  seja uma disputa, um cabo de guerra, não pode ser. Tipo, vamos ver quem é mais forte, quem tem maior resistência,  quem aguenta mais tempo, como naquelas provas estúpidas, do estúpido Big Brother. O primeiro que desistir perde.Algo a ser esticado até o limite da tensão. Será?
  Eu acho que não. Para jogar e competir temos os esportes, os playstations, as lutas, algumas batalhas. Guerras reais e imaginárias. Temos a vida no dia a dia, com todos os riscos. O amor não é jogo. O amor é o descanso de tudo isso (ou deveria ser). É onde podemos recarregar nossas baterias, é a paz da nossa guerra. Não é um cabo de força.
 Se o amor for  uma corda, que seja o cabo de um barco, e que se possa segurar junto. Fazer força junto. Para soltar a âncora. Para içar as velas e navegar. Força conjunta, e não contrária. Que seja a corda que precisa ser cortada para levantar o balão e deixar voar, enquanto for possível, e desejado. Nunca amarras que prendem e enforcam, mas nós frouxos, que possam ser desatados quando preciso, e com facilidade. Que os nós sejam  firmes, mas delicados. Porque o amor pode acabar sim, muitas vezes antes para um do que para o outro. E, como já dói muito o fim de um amor,  não custa nada desfazer com gentileza aquilo que um  dia foi feito com tanto cuidado. Para não machucar demais, nem as mãos de quem o segura ainda, nem as de quem o solta primeiro.

Um comentário:

  1. eu tbm não concordo com o texto. Eu sempre interpretei da seguinte forma: é os dois segurar até o fim, mas sem disputas, e se por caso soltar vai machucar o outro e vai doer!

    ResponderExcluir