sábado, 18 de agosto de 2012

Uma carta para JP

Esta carta foi escrita em 13/02/2004, achei em uma de minhas arrumações, em um receituário já amarelado de uma empresa que nem existe mais.Ele tinha três anos e meio. Transcrevo para o blog, para que não se perca no tempo, como tantas outras coisas... O legal de escrever é isso, poder reler um tempão depois e recordar momentos da vida.  Aqueles pequenos detalhes que se perdem na memória.E ver que o tempo só acrescentou a este amor mais amor, se é que é possível.O maior amor de todos. Feliz aniversário, JP!

Para meu menino dos olhos de água
( Porto Alegre, 13/02/2004)
Outro dia me fizestes a seguinte pergunta:"Por que todos me amam?" Estás na idade dos porquês, e perguntas tudo, o tempo todo. Mas esta pergunta, em especial, me tocou. Primeiro, porque é verdade, todos te amam, muito. E segundo, me fez pensar na resposta. Quase respondi que era porque eras lindo, com esta cara de anjo endiabrado, uma boca maravilhosa que se abre em sorrisos do tamanho do mundo, o tempo todo. Ou que era por causa dos teus olhos, lindos, olhos de água. Olhos azuis, transparentes, que se perdem dentro da gente. Que nos deixam perdidos de amor quando olhas, do jeito que costumas fazer, bem dentro da nossa alma. Ou que era porque és um menino inteligente, rápido nos questionamentos, nos argumentos, no uso da linguagem, que já dominas tão bem desde um ano e pouco de idade.Ou ainda, porque és amoroso, perceptivo, carinhoso. Enfim, as razões são muitas para "todos te amarem". Pensei em todas elas, mas respondi diferente. Percebi o pouco que este tanto poderia ser. E respondi para ti que todos te amavam, porque eras "tu", especial e único para cada um de nós. E isso simplesmente por SER. Por existir.
Não te amamos por este ou aquele motivo, por algo que fazes ou deixas de fazer, por ser feio, bonito, inteligente ou não. O simples fato de existires já basta. e vou falar agora por mim, como mãe, que te amou desde o primeiro instante, naquele dezembro de 1999, (século passado), quando soube que ias chegar. Te amo desde lá, te amei  já naquele dia, sem ter a menor idéia do que me esperaria meses depois.
E é isso que quero que leves para o resto de tua vida.Este amor incondicional que aceita, que não depende de nenhum fator externo, que celebra a vida apenas porque este é o maior dom que a gente pode receber. A vida, que vejo transbordar de ti, que está sempre celebrando,que tem uma energia incrível e um amor gigantesco. Que estes olhos de água mantenham esta pureza, esta inocência, este saber, mesmo depois de ter visto e vivido muito. Que a tua essência, que é o amor na sua forma mais pura, permaneça sempre contigo. Não me deixa te estragar, não deixa a vida, os outros, roubarem isso de ti. Não esquece do teu valor. Lembra do valor de ser. Do SER. Lembra que te amamos tanto, mas lembra, principalmente, que o maior de todos os amores sempre vai ser o teu amor próprio. Teu, meu amor, por merecimento,o teu amor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário