terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os nós

Na longa viagem de volta, de Lisboa para Porto Alegre, meu filho assistiu a seis filmes. Eu, que estava com muito sono, apenas um, e ainda entrecortado por várias pausas para cochilos necessários.O filme a que assisti, e quero ver de novo, desta vez em melhor estado de atenção, foi o excelente " O Exótico Hotel Marigold". Filme inglês, com os melhores atores, se passa em um hotel na Índia. Cheio do ótimo humor britânico e cheio de pequenas lições de vida. No meio da minha sonolência, consegui anotar um pequeno diálogo, entre tantos outros também dignos de nota. Uma senhora diz: " Nothing here worked out as I expected." Ao que a outra responde: "Most things don't. But sometimes what happens instead is the  good stuff." Tradução minha: a senhora estava reclamando que nada havia saído como o esperado, e a outra, sabiamente, retruca que, na maioria das vezes, nada é como o esperado mesmo. Mas que muitas vezes a coisa boa é o que acontece ao invés. No lugar daquilo que esperamos. Basta que consigamos enxergar. Ver o que acontece sem o filtro insano de nossas expectativas. Eu falei basta? Como se fosse simples, matar expectativas sem destruir sonhos. Não, não é, nem simples, nem  fácil. Desfazer nó por nó este complicado emaranhado de desejos e frustrações e sentimentos contraditórios que muitas vezes se enrola em nossas pernas impedindo o caminhar. Há que se ter paciência, e delicadeza. E bons olhos. Para saber qual fio se deve puxar, e quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário