segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tentativa e erro

Todo mundo parece que tem uma fórmula, hoje em dia. São fórmulas para ganhar dinheiro, fórmulas para ser feliz, fórmulas para criar filhos, fórmulas para casar, para separar, fórmulas do amor. Frases lindas e profundas circulam pelas redes sociais, dizendo como você deve fazer isso para conseguir aquilo. Como você deve deixar ir o que não é para ser . Como o que é importante ficará, como depois da tempestade sempre vem a bonança, e assim por diante. Fórmulas não faltam, existem aos montes. Então, se todo mundo sabe o"como", por que tem tanta gente infeliz? Nunca se viu tanta gente perdida, carente e confusa. E infeliz. Por quê? Isso quer dizer que as frases,  todas estas estas fórmulas, são falsas, ou mentirosas?
Acho que não é isso. As fórmulas são verdadeiras, na grande maioria. A teoria é ótima. O problema é colocar em prática. Entender é o problema. Pensando nisso, fiz uma viagem no tempo, à minha época de escola, mais especificamente às aulas de física. Sempre fui um desastre em física. Mas sempre fui boa aluna, até em física. Eu explico: eu decorava, tudo, decorava, e decorava aquelas fórmulas que não faziam o menor sentido para mim. E, de alguma forma, conseguia me sair razoavelmente bem, o suficiente para nunca ser reprovada. Fui começar a entender de física, mas só um pouco, na época do cursinho pré vestibular. Ali percebi que havia um certo nexo na coisa toda. Só ali. Até então, levara na base da decoreba mesmo, sem maiores problemas.
Mas a vida não nos dá esta chance. A vida não perdoa nossa falta de compreensão. Nenhuma fórmula é suficiente, nenhuma nos serve de verdade, até que consigamos realmente entender, sentir, captar, dar significados. De nada adianta repetir mil vezes aquilo que você tirou daquele livro maravilhoso de auto ajuda, se para você isso não for verdadeiro. Você pode citar poetas, filósofos, psiquiatras e escritores. Você pode até gostar do som das palavras, achar bonita a frase, mas se você não entendeu, não vai passar de ano. Não vai adiantar. Podem te dizer mil vezes que o cara é a maior roubada, que a outra não vale nada, você pode dizer isso para você mesmo, mais umas mil vezes. Se você não quiser enxergar, não vai. Mesmo que todo mundo esteja vendo. Enquanto você não sentir na pele, vai continuar repetindo os mesmos erros. Pode escrever uma coisa qualquer num post it, e colar no  espelho do banheiro, e repetir para si próprio todo dia, como um mantra. Se não houver compreensão, não haverá significado. Sem significado, não passará disso, um post it colado em um espelho, com um dizer qualquer.
Com tanta informação, vinda de todos os lados, tanto conselho, de tanta gente, esquecemos de silenciar e olhar para dentro. Esquecemos de fazer para nós mesmos algumas perguntas simples: como estou me sentindo? O que estou entendendo? O que isso significa? Eu reconheço como minha esta verdade?
Porque, lá atrás, deixaram de contar para a gente que a compreensão não vem de fora. Vem daqui, não de lá. Não nos mostraram que, nem tudo o que serve para o outro serve para nós. E tudo bem que seja assim. Esqueceram de dizer que não é decorando que se aprende alguma coisa. Não é lendo todos os livros, vendo todos os filmes, memorizando todas as fórmulas. Ouvindo todas as opiniões. Não é comprando todo o lixo que tentam nos empurrar. É refletindo. É fazendo. É vivendo, e absorvendo. É mais do que apenas vivendo, é vivenciando. Tentando, e não desistindo de tentar,  só porque erramos, uma ou dez vezes. Errar é parte do aprendizado. Não tem nada de errado em errar. É fazendo, por si mesmo, de novo, e de novo, até acertar. Tentativas e erros. A vida é tentativa e erro. Só assim se consegue aprender, para, então entender. A vida não tem fórmula universal, e nunca está pronta.Se nós não descobrirmos nossa própria verdade, não passaremos de eternos estudantes, perdidos no meio de uma aula de física,  repetindo equações as quais não fazemos a menor idéia para que servem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário