terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Eu no teu lugar

"Não vemos as coisas como são. Vemos como somos." ( Anais Nin)
Da falta de comunicação:

E agora?
Se eu vejo A, e você enxerga B.
Se eu digo X,  e você escuta Z.
Se a realidade não passa de um ponto de vista.
De uma perspectiva pessoal.
Como pode você me entender?
Como posso eu entender você?
O que é realmente real?
O que vejo eu,
Ou o que você vê?

Em cada um de nós há um universo desconhecido para o outro. Formado de emoções, sentimentos, atitudes e crenças particulares. Usamos estas crenças o tempo todo, como filtro para tudo que acontece em nossas vidas. Tudo o que sentimos e fazemos passa, invariavelmente, por este filtro.
A palavra comunicação vem do latim "communicare", que significa "partilhar algo, por em comum." Se, quando nos relacionamos, esquecemos de levar em conta a visão do outro, nunca seremos capazes de nos comunicar de verdade. Poderemos falar e falar, sem nunca sermos ouvidos. Sem nunca ouvir, realmente. Comunicacão é troca. Comunicação demanda empatia, capacidade de se colocar no lugar de outro. Pede entendimento. Diferenças existem, e, são esperadas. São até necessárias, e devem  ser respeitadas, acima de tudo. Sem respeito e flexbilidade, nada pode ser comunicado, jamais.
Se, como disse Nietzsche, é verdade que "não existem fatos, existem apenas interpretações", então ninguém é dono da verdade. Nem a verdade pode existir, em última instância. A verdade não passa de realidade inventada. E tudo é uma questão de perspectiva. Pessoal e intransferível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário