sábado, 7 de julho de 2012

É inverno no Sul

A janela está embaçada, mal se consegue ver a rua. Faz frio lá fora, e chove. Chove muito. Há pouco começou a ventar também. Sei disso pelas árvores da praça aqui em frente. Olho para a janela, e sinto frio. Mesmo sem sentir. Porque aqui dentro está quentinho. Por isso o vidro está embaçado. Olho pela janela o inverno do sul. Chuva, vento e frio. E sinto frio, mesmo sem sentir. Porque pela janela  embaçada, só consigo distinguir o vermelho berrante dos táxis e lotações. O resto é uma massa indefinível e sem cor e sinto nos ossos o vento gelado que na verdade não sinto. Adivinho. E as pessoas passam lá embaixo com seus guarda chuvas pretos virados pelo vento, a cabeça baixa, os cabelos molhados grudados em suas caras. Encolhidos em seus casacos pretos. Desviam uns dos outros e dos pingos grossos da chuva que não para nunca. É inverno no sul, e lá fora todos correm, e desviam.Não ouço o barulho do vento, mas adivinho. E me arrepio, lembrando do Minuano inclemente da minha terra. Terra onde o vento canta.  Um assovio sinistro de um canto triste. Sempre me pareceu que aquele vento perturbava um pouco as idéias da gente, naquela terra de praia sem fim. A mim perturbava. Aqui o vento não canta como lá. Mas é inverno e é sul,  ainda que não extremo. E da minha janela embaçada adivinho o frio que lá fora faz,  mesmo estando quente aqui. Sinto frio na alma. E penso que as almas, como as andorinhas, devem migrar em busca de lugares mais quentes do que esta Porto Alegre úmida e gelada de início de julho. Acho que abandonam os corpos com seus guarda chuvas e casacos pretos e cabelos molhados. E por isso todos passam apressados e desviam, com pressa. Resultados de um frio que rouba a alma . Personagens sombrios de um quadro  impressionista, às avessas.

3 comentários:

  1. Estou num lugar mais quente, mas nao esqueço o que é inverno no Sul.Nao sei sair sem um casaco,estou preparada psicologicamente para este frio que descreves...mas que nao chega aqui.Assim e mais facil que eu passe calor do que frio.As pessoas aqui nao sabem o que é inverno,parece que nao sabem que quando o sol baixar vai esfriar.Elas tremem de frio, e eu so fico olhando,nao sabem que é inverno?Os cariocas nao!

    ResponderExcluir
  2. A tua descricao esta tao real me deu um arrepio, fui procurar um casaco...pode que o vento minuano se aproxime, e dai ja estou preparada
    parabens beijos

    ResponderExcluir
  3. Hehehe tia, mas é verdade, frio como este não há! beijinhos e obrigada!

    ResponderExcluir