terça-feira, 12 de junho de 2012

Meu melhor amigo


"Meu melhor amigo é o meu amor".Escutei esta música hoje bem cedinho, no rádio. Dia doze de junho, dia dos namorados. Fiquei pensando nesta frase. Em como seria bom se todos os namorados, casados, enrolados, etc, pudessem fazer esta afirmação. Porque a amizade é a melhor forma de amor. E o amor romântico, a dois, é, ou deveria ser, amizade mais tesão. E o tesão, este inconstante, muda de acordo com a fase da lua, o dia do ciclo, as contas para pagar, os problemas de saúde. O tesão não gosta da rotina, se entedia. É fogo,e consome. E some, muda, diminui, aumenta. Fica temporariamente fora de serviço. Você não pode contar com ele. Não sempre. Mas pode contar com o amigo. Mesmo que o tesão tenha ido dar uma volta, seu amigo ainda estará lá. Ele não irá passar a mão na sua cabeça, mas te dará a mão sempre que for preciso. Dará a mão, o ombro, um colo. Seu amigo emprestará seu tempo e seu ouvido, e, se não concordar com você, vai puxar suas orelhas, com carinho e respeito. Porque amigo, de verdade, respeita. Respeita acima de tudo. Respeita tempo, espaço, gostos e atitudes. Amigo de verdade sabe que alegria compartilhada se torna maior e mais bonita, e que tristeza compartilhada se torna mais leve e fácil de carregar. Ainda assim, amigo respeita individualidades. Porque amigo olha com a alma. E sabe a diferença entre gostar e amar. Sabe que não dá para gostar sempre. E que isso não diminui o amor. Amigo não tenta controlar, porque não precisa. Porque sabe seu lugar e não tem medo de perdê-lo. Não controla, admira. Cuida. E, de novo, acima de tudo, respeita.

Que bom seria, né, se nós tivéssemos com nossos amantes, namorados, maridos ou ficantes, a mesma atitude que temos em relação aos nossos amigos. Amor sem cobrança. Amor e confiança. Amor- liberdade. Parceria sem competição. Soma, e não divisão. Até o tesão, tão importante, seria presença mais constante.  Meu melhor amigo, o meu amor. Se não for assim, então para quê?

Dani Altmayer

3 comentários:

  1. verdade...e eu tenho a benção de poder dizer: meu melhor amigo é o meu amor!!...S2

    ResponderExcluir
  2. Fui abençoada por Deus! Meu companheiro,amor,marido é meu melhor amigo!

    ResponderExcluir