sábado, 5 de maio de 2012

Pensamentos de sábado à tarde

Matando o tempo no facebook, em uma daquelas páginas de mensagens, dei de cara com esta frase: "alguém mais está feliz com menos do que você tem". É?  Mesmo? Não que eu não concorde, em termos, com o que está escrito. Como médica, que trabalha com uma população danada de carente, muitas vezes tomo o que chamo de "choques de realidade". Estou lá, meio preocupada com algum probleminha classe média, e aparece alguém com uma história daquelas, que te tira o chão, que nem na sua pior imaginação você poderia inventar, e pronto. Lá se vão meus problemas ralo abaixo, devidamente enviados para aquele lugar. As coisas imediatamente assumem suas devidas proporções e sim, tem gente que vive com muito, muito menos. E muitas vezes até é feliz. Existem histórias fantásticas de superação, qualquer dia conto algumas aqui, porque são realmente incríveis. Lições de vida.
Tá, até aí, tudo bem. Mas não acho que saber que alguém vive com muito menos do que você e é feliz, seja algum consolo. Não quando a coisa fica feia mesmo, quando o sapato aperta e o coração dói. Aí não adianta nada saber disso. Porque cada um sabe de si, de seus desejos, expectativas e perdas. Saber que tem milhões de pessoas passando fome no mundo não cura minha frustração de ter queimado a comida. Aliás, nem lembro disso na hora. O que me consola não é saber que tem gente em pior estado do que eu. O lenço que enxuga minhas lágrimas não é o mesmo que enxuga as suas. As necessidades e as frustrações, são todas individuais e intransferíveis. Cada um tem a sua.Você só não pode perder a noção. Eu posso lembrar que sou eu quem dá o tamanho que quero ( ou posso) para os meus problemas. Acho que o que me faz feliz (ou não), só depende da minha própria criação de realidade. Só depende de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário