quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Professor








"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. "  
 Lao- Tse



Hoje pela manhã, história real:
Peço que ela assine seu nome. Chama-se Kayla. Ela pega a caneta com a pontinha dos dedos e desenha, com cuidado, seu nome na linha pontilhada. Erra uma letra e risca, bem forte, rasurando a assinatura redondinha. Kayla é auxiliar de serviços gerais, ensino fundamental completo. Tem 32 anos.
Na teoria, ela sabe ler. Mas, na prática, ela não sabe o que é teoria.

Quando eu era criança, enfileirava as minhas bonecas e escrevia no quadro verde, brincando de dar aula. Usava minha irmã caçula de cobaia. Se me perguntassem o que eu queria ser, quando crescesse, a resposta vinha pronta: professora. Eu tentei, mas depois de algumas escolhas arrependidas, o teste vocacional apontou para medicina. Descobri que não tinha vocação para ensinar.

Vocação, talento, aptidão natural. Do latim "vocare", que significa chamar.
Respeito  e admiro imensamente quem faz esta incrível escolha de doar-se para outro ser humano.
Quem tem a coragem de responder a este chamado.
Ensinar é ter fé. É um ato de desesperada esperança.
É coisa de gente meio maluca, de gente muito boa, de gente que acredita em gente.
Que não cabe em si e transborda para o outro.

Não basta somar dois mais dois, e ler a placa do ônibus. Só se deixa de ser analfabeto quando se consegue compreender.
Quando histórias são contadas. Interpretadas. E reescritas.

Educação é a única forma de revolução, eu acho. Gente que lê e reflete, não fica à mercê.

Assim como mais médicos, não precisamos apenas de mais professores.
O buraco é bem mais embaixo, literalmente.
Precisamos de melhores condições, melhores salários, melhor valorização.
Melhor tudo.
Precisamos de estrutura e reforma, urgente. Nos fundamentos.
Precisamos de um olhar atento lá no começo. Na base.

Para que pessoas como a Kayla , que sabem ler e escrever, não errem seu nome. Jamais.

Só assim para mudar o que aí está.
Só assim para fazer alguma diferença.

Liberdade é saber pescar.

Dani Altmayer



Um comentário:

  1. Essencial na formação de outros profissionais, essencial na formação dos homens. Pena que não seja valorizado como merece.

    ResponderExcluir