sábado, 22 de dezembro de 2012

De novo no coração


 Folheando  O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, logo na primeira página algo me chamou atenção. Está escrito assim: "Recordar: do latim re- cordis, voltar a passar pelo coração".
Nesta época do ano, não são só os bancos e as empresas que fazem seu balanço anual. Não sei explicar exatamente porque, mas a maioria de nós tende a fazer isso também, com a própria vida. Uma retrospectiva do ano, pessoal e intransferível. Talvez porque, como diz Mario Quintana: "bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda feira, do dia primeiro de cada mês e de cada ano novo, é que nos dão a impressão que a vida não continua, apenas recomeça".
Talvez esta seja a razão. Acreditarmos que o novo ano é uma página em branco, novinha em folha, cheia de oportunidades para recomeçar, reescrever, reinventar. Para isso, precisamos recordar. Fazer passar de novo, pelo coração, todas as coisas importantes que nos aconteceram, e que nos marcaram ,neste ano que chegou ao fim. Para que possamos escolher, com cuidado, o que precisamos deixar para trás, e o que queremos levar adiante. Para reconhecer o que foi acerto e o que foi erro, e com eles poder crescer.
 O ano que passou foi um ano muito especial para mim. Foi um ano intenso, emocionalmente falando. Muita coisa aconteceu, muita coisa boa, e muita coisa ruim, como em todos os anos, aliás, só que neste em maior proporção. Sofri bastante, chorei muito, amei demais, me decepcionei um tanto, morri de rir, rompi padrões. Escrevi pra caramba, senti muito. Reencontrei, me desencontrei. Me encantei, e desencantei. Ganhei muitos presentes, perdi muitos, ausentes. Coisas se romperam, pela minha vontade, e contra a minha vontade. Outras coisas, pelo contrário, teceram, com fios de ouro, belos laços na minha história .Foi um ano bipolar no bom sentido, cheio de emoções, as mais extremas.  O que me fez feliz, me arrebatou. O que me deixou infeliz, me arrasou. Conheci, reconheci e desconheci muita gente. Viagens, nascimentos, perdas,separações. Superações.Muito trabalho, alguns bons amigos, uma bicicleta nova. Minhas pedaladas. Uma sobrinha linda. Meu filho. Família. Um ano cheio de cor. Cheio de dor. Cheio de amor. Hoje, passando tudo pelo coração, de novo, percebi que foi um ano em que vivi, como há muito não vivia. E aprendi, como há muito não aprendia. E agradeço, por isso, a todos que fizeram parte do meu 2012, meus professores na escola desta vida. Agradeço, porque saio deste ano mais viva,  mais forte, e, quero muito acreditar, um tantinho mais sábia. Agradeço, porque, fechado o meu balanço, concluí que o saldo foi fortemente positivo.
 E que  venha 2013! Que venha com tudo que for para ser, e que seja sempre o melhor, para todos nós. Que estejamos conectados com o que importa de verdade neste mundo. Que saibamos reconhecer a beleza que sempre há. Que o respeito pela vida, em todas as formas, sempre venha  em primeiro lugar. E principalmente, que estejamos sempre perto de quem queremos e de quem nos quer bem. De quem nos faz bem.  Mesmo longe, que hajam mais pontes e estradas,  muitos outros caminhos e poucos muros.Que a gente não se perca da gente. Que tenhamos paz. Que não nos falte  saúde, dinheiro, e amor. Que haja sempre amor para recomeçar. E que nunca, nunca mesmo, falte um coração. Um coração para recordar.

Que seja feliz, este 2013 que está chegando. E que seja melhor, sempre melhor! Para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário