quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O segredo da Catarina



Tem gente que é linda sem sequer ser bonita.
Dona Catarina tem 76 anos de idade, mas não aparenta. Poucas rugas, um cabelo meio ralo, ainda escuro, bem magrinha.
Entra no consultório com um sorriso de orelha a orelha para fazer um exame demissional.
Conta que só parou de trabalhar porque o patrão vendeu a loja. É costureira, e trabalhava nessa loja de roupas masculinas há 19 anos. "Porque, mesmo aposentada, não penso em parar, doutora. Eu amo o que faço". O marido, parceiro de mais de cinquenta anos de casamento, é "camiseiro de grandes advogados".
Conta um pouco da filha, dos netos e do único bisneto, com quem joga futebol dentro de casa.
Segura na minha mão com carinho, e me fala da importância de se ter paciência, para tudo nessa vida. "Fiquei sozinha  na loja durante a liquidação, doutora, e a senhora pensa que me estressei? Fazia meu trabalho com calma, porque a pressa não leva a nada. Era só eu, então, era uma coisa de cada vez, e deu tudo certo. Sempre dá tudo certo, assim."
Pergunta se eu sei descansar, e me conta que é preciso aproveitar a família, os amigos, e as horas de lazer, também. "Porque a vida não é só trabalho, doutora, apesar do trabalho ser muito importante."
Fala tudo isso sem tirar do rosto o sorriso enorme, nem por um instante sequer. E faz planos, vai trabalhar em casa, agora. "Não quero parar, graças a Deus tenho muita saúde e disposição, ainda."
Tão linda ela é, e parece pelo menos uma década mais jovem. Preciso perguntar:
- Qual o seu segredo, dona Catarina?
- Amor, minha filha, muito amor. Em tudo.
Nos despedimos com um abraço, ela me deseja sorte, e eu desejo não esquecer seu segredo.
Volto para minha mesa, e anoto rapidinho em um pedaço de papel:
"Amor, muito amor. Em tudo."

Dani Altmayer


Um comentário:

  1. Dona Catarina deve ser muito linda.
    Muito amor em tudo que escreves, por isso escreves tão bem.

    ResponderExcluir