domingo, 14 de abril de 2013

Teoricamente

Ama -se por interesse.
Sem interesse, o amor não existe. Não é que o amor seja interesseiro. É o contrário disso.
Se o outro não me interessa, não é meu amor. Se eu não interesso, não sou seu amor.
Amor é interesse.
Ama-se para, e por interessar-se. Mas o amor não é interesseiro. É o avesso.
Ama-se para não ser egoísta. Para abrir os olhos e procurar um olhar diferente.
Um olhar interessante. E encontrar.
Ama-se para encontrar a paz. Na diferença do que se assemelha.
Ou na semelhança do que não é espelho. Que me reflete, sem me cegar.
Que brilha por si, sem me ofuscar.
Semelhança que não repele, e sim, aproxima. Que me ensina a me ver,  transformado por ver você.
Ama-se para observar, observar-se, e absorver. Para aprender, apreender. Para prender, jamais.
Ama-se para deixar entrar, deixar sair, deixar ficar. Quem não sai, e não entra, nunca fica. Não me interessa.
Ou não se interessa. É pássaro de asa interrompida. De vida cortada. De canto triste.
Há de haver um vai e vem. Um ir e vir. Um sempre fluir.
Duas asas para cada um. Nada menos será aceito. O céu, sem um limite. Nenhum limite.
Um interesse, que não é limite, e nunca será. É imã, e sempre será.
Há de haver um eu, um você, um nós. E um eles. Eles sempre existem.
Ama-se quando eles não interessam mais.
Há de haver um espaço, uma água, um mar. Muito sol, muito ar.
Ama-se para ser livre. Para se aquecer. Para melhor respirar.
Quem me interessa não vai me apertar. Jamais.
Ama-se por surpresa, não por susto.
Ama-se a descoberta. Do que multiplica, divide, e não diminui.
Ama-se para  ser mais. Nunca, em hipótese alguma, ama-se para ser menos.
Opostos se atraem, é verdade. Mas dificilmente se mantém. Falta interesse, invariavelmente.
Ama-se muito mais por afinidades, por parecências, por oportunidades. Por conhecimento.
Ama-se melhor por reconhecimento.
Ama-se de verdade por paciências, contingências, complacências.
Ama-se por gentilezas.
Ama-se o interessante. O que cativa, encanta, envolve, fascina. O que significa.
Ama-se o que dá significado. Motivo. Razão. Saída.
Ama-se por achar o caminho. Por tornar mais fácil o caminhar.
Ama-se assim, por interesses. Que podem até ser diferentes, nunca divergentes. 
Ama-se por escolhas, não por falta de.
Ama-se, assim, que difícil, verdadeiramente.
Ama-se assim, que difícil, idealmente.
Porque só é amor se for assim.
Desinteressadamente.

Dani Altmayer

3 comentários:

  1. E ama-se de formas diversas, diversas pessoas.
    Buscar o amor e sentir-se amado. Nossa, como dói não sentir-se amado.
    Ama-se, como vc esplêndidamente escreveu, desinteressadamente, com interesse.

    ResponderExcluir
  2. E toda forma de amor vale a pena, Marcinha.
    É só o que vale nesta vida. Amar.
    Bjo amiga, amo vc!

    ResponderExcluir
  3. Texto profundo, lindo e eternamente atual.
    ❤️

    ResponderExcluir