domingo, 14 de maio de 2017

Moral da história




- Qual a moral de ver um filme pra ficar chorando? Sobre o que era esse filme?
Essa é a pergunta que o JP me faz quando termino de assistir Manchester à beira mar e o chamo para um abraço apertado.
Um filme duro, sobre luto e vida que segue. Tem muita dor nesse filme, muita perda. Mas o que me tocou não foi tanto a tragédia em si, e sim a forma como aqueles homens lidam com o que acontece.
É sobre um mundo masculino e suas emoções represadas, mal faladas, contidas em muros que dificultam a expressão do afeto. (Que está presente o tempo todo, não duvide.)
A cena final dos dois, tio e sobrinho, caminhando e jogando a bolinha um no outro me comove.
Eu faço um resumo rápido para o JP e ele diz: "mãe, tu vê um filme em que todo mundo morre e não fica triste por isso. Tu fica triste porque homem não consegue se relacionar. Tu fica triste pela coisa errada. "
Sorrio entre as lágrimas, mas não concordo. Eu choro pela solidão da neve. Pelo frio que dá.
Não quero que seja assim para ele nunca, nem para ninguém. Homem ou mulher.
Respondendo à pergunta lá do início: não tem moral nenhuma.
Um bom filme é como um bom livro. Uma história e uma oportunidade. Só isso, e basta.
Eu é que não tenho jeito: sou chorona mesmo.

Daniela Altmayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário