domingo, 17 de maio de 2020

Quem me navega é o mar


Não somos todos iguais. 
E não me refiro à cor da pele, nariz mais comprido, pinta na perna. Não me refiro à sexualidade, pobreza, riqueza, nada que possa ser definido só de olhar. 
Não somos todos iguais, e também não falo para falar contra a meritocracia, que é uma falácia tão bem contada que acreditamos nela do mesmo jeito que acreditamos no amor romântico e na cura pela cloroquina.
Não somos todos iguais. 
E não estamos todos no mesmo barco. Só estamos no mesmo mar.
Meus remos não são a tua vela, minhas crenças não conversam com as tuas, não adianta eu gritar o óbvio, porque é óbvio só para mim. Como naquela história do índio na praia, que não enxerga a caravela. Porque não conhece, nunca viu uma caravela. Ele não tem como enxergar.
Não adianta eu subir no mastro, e falar da terra, se o outro está no porão, descascando a batata. Se eu estou no porão, descascando a batata. 
E um outro está no convés, desafiando a tempestade, o vento contra, com medo de cair da borda. 
O mesmo mar, e ainda assim, não somos todos iguais. Uns mergulham, outros boiam, muitos vão naufragar. Alguns tiveram aulas de natação. Outros, são mestres, tem a carta náutica, uma bússola, todas as manhas e um bote inflável. 
A maioria, não.
Minhas ideias não correspondem aos teus fatos, e hoje, enquanto eu meditava, pensando nisso tudo que está aí, tentando em vão entender certas coisas, pessoas, com meus braços cansados de segurar o leme, caiu a ficha do orelhão da semana passada. E a ficha quando cai é sempre tão prosaica, tão banal que só o que consegui pensar, foi isso: não somos todos iguais.
Não somos iguais, e não estamos todos juntos. 
Eu não quero desistir, vou continuar remando daqui. Pode pegar carona no meu barquinho precário, se quiser. Se não quiser, tudo bem, também,. 
Só não posso é emprestar meu colete salva-vidas. Porque este, meu bem, não vai te servir.
Somos muito diferentes, e ainda assim, cada um tem que ter o seu. 
Porque "navegar é preciso, viver não é preciso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário