quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Num piscar de olhos

         
             
Outro dia, no fundo de uma gaveta, achei uma foto de quando meu filho estava começando na escola nova - primeira série. Nesta semana recebi o aviso de uma reunião no colégio para tratar da formatura dele.
Abro os olhos e dez anos se passaram.
Há muito ele passou de mim, em altura. Ainda consigo sentir o calor de sua mãozinha apertada na minha no primeiro dia de aula, ao mesmo tempo em que o vejo no banheiro, fazendo a barba em frente ao espelho.
Quando ele era pequeno, eu olhava para ele e pedia: vai devagar, tempo.
Por favor.
Como pôde, então, ele desrespeitar meus avisos de velocidade e disparar desse jeito?
Penso no tempo gasto em reclamações, em discussões inúteis e no quanto isso fez acelerar os relógios em dias ou até meses.
Penso no tempo ganho em brincadeiras ao sol e abraços apertados, e no quanto isso retardou os ponteiros e fez demorar os raros segundos.
Lembro daquela frase de um filósofo de nome complicado que diz que "a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente". A velha história: se eu soubesse naquele tempo o que sei agora... Só que a gente nunca sabe na hora, só depois. Bem depois.
Bate uma nostalgia sem sentido, uma vontade de retroceder nos anos e mudar o ritmo dos relógios. De ser mais suave, comigo e com ele. De me guiar mais pelas batidas de coração, menos por prazos a cumprir. De falar isso para cada pai distraído que cruza meu caminho de mãos dadas com um menino vestido de Homem - aranha:
- Aproveita. Porque passa rápido, muito rápido.
Como não é possível, me contento em perceber que afinal a vida não é marcada por um cronômetro, embora às vezes pareça.
E que ainda que a gente ande quase sempre apressado, sempre haverá uma manhã de domingo. Aquele momento para se estar junto sem despertador e sem hora. De pé descalço e pijama: uma manhã preguiçosa, gentil, paciente. E lenta.

Como a infância de nossos filhos deveria ser.

Daniela Altmayer
( Crônica que está no livro da safra 2017 da Santa Sede. Tempo/velocidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário