domingo, 8 de março de 2020

Hambre del alma

Resultado de imagem para liberdade é não ter medo



Hambre del alma.
Li num livro.
Gosto da palavra em espanhol para fome. Busco no dicionário a definição de fome:
desejo e necessidade de comer. É pouco. De que temos fome? Nós que não temos fome de comida.
Temos muitas fomes. Temos fome de liberdade. Libertad. Hambre. Mulheres, mujeres.
Nina Simone disse que liberdade é não ter medo. Eu acho. Mas acho que é também não sentir culpa.
A culpa e o medo são nossas maiores prisões. Desde pequenas sentimos medo e culpa. De muitas coisas. E de não sermos boas o bastante. Boas para quem, e por quê?
Parir.
Cuidar.
Agradar.
Servir.
Caber.
Curar.
Calar.
Amamentar o mundo inteiro, e nossos filhos não. Nossos filhos sim. Talvez.
E perdoar. Perdoar sempre.
Gosto das mulheres vorazes por isso. Porque elas têm fome, e coragem.
São elas que rompem os paradigmas. Elas não perdoam. O perdão é uma construção e mais do que isso, é também uma prisão. Tem coisa e tem gente que é imperdoável. Tem que deixar ir. Há o que não tem conserto. E o que tem, não cabe a nós consertar. Quase nunca.
Nosso colo não é suficiente. Nossos seios não tem leite para toda esta carência. Não somos obrigadas.
De quantas jaulas escaparíamos muito antes, não fosse o medo, a culpa, e a estranha mania de achar desculpa? Para tudo e todos. Menos para nós. Nunca para nós.
E que tamanho teríamos se nossa fome fosse saciada? "La hambre del alma".
Não caberíamos mais em jaula alguma. Disso eu tenho certeza.

Daniela Altmayer
8M



Nenhum comentário:

Postar um comentário