segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Haja terapia!



Como é complicado essa coisa de conhecer a si mesmo, e será que um dia a gente chega a se conhecer, de verdade?
O que é mais difícil, o auto conhecimento ou a mudança que precisamos fazer a partir daí?
Freud disse mais ou menos assim: o dia em que a dor de não estar vivendo for maior do que o medo de mudar, a pessoa muda.
Mas, e quando é esse dia?
Haja terapia!
Uma vez um amigo me falou, "não basta chegar no fundo do poço. Porque, no fundo do poço, ainda tem o ralo."
E o ser humano gosta de testar o limite, de ir até o fim, só assim para aprender.
Do contrário, se está mais ou menos, ser humano é que nem brasileiro. Vai dando um jeitinho.
São anos e anos de convivência íntima consigo mesmo. A gente se acostuma, sei lá.
Depois dizem que a gente não consegue enxergar bem tão de perto, deve ser isso. A visão embaralha, tem sentimento, atrapalha.
Ficamos apegados às ideias, que têm e que temos de nós.
Até que chega o ponto em que não tem mais jeito. Depois que toca o fundo, e passa o ralo.
Depois que carregam todas as nossas certezas, a gente se olha no espelho, tenta ser honesto.
É nessa maldita hora da verdade, que, ou a gente muda ou se conforma.
Ou segue a viagem, com mais bagagem e menos peso e mais coragem. Em busca do "si encantado."
Ou assunto encerrado, porque viajar para dentro dá mesmo um trabalho, um cansaço danado.
Então a gente faz o quê, aceita. Enfia o rabo no meio das pernas, guarda a viola no saco, tranca a mala no armário. E joga a chave fora.
Porque haja né…haja terapia.


Dai Altmayer 
(Desafio)


3 comentários:

  1. Sabe que essa sugestão: 'ou muda ou se conforma' me incomodou tanto que certo dia criei um blog chamado 'tpm-todas podem mudar'...eu querendo mudar para não me conformar...e ao mesmo tempo conformada em não conseguir mudar(ficou confuso?)bem, o caso é que percebi que muitas amigas sentiam o mesmo e criei o blog...me ajuda muito e sei pelo retorno que tenho que ajudo elas também.Ainda estou no começo...mas sigo o teu blog faz tempo não perco uma postagem tua...tu consegue falar com o coração...parece que adivinha o que a gente sente.Parabéns.Marciane Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marciane,
      que legal, que bom que vc postou o endereço do blog, depois vou espiar lá, posso?
      Mudar é a coisa mais difícil que tem. Se conformar também. Não ficou nada confuso… hehe.
      Obrigada pelo carinho, o que me deixa mais feliz é esse retorno, e o privilégio de poder tocar um outro coração. No fundo, somos todas iguais, é isso. Um beijo.

      Excluir