terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O primeiro dia

Ontem foi o primeiro dia de aulas. Primeiro dia de aula sempre me deixou um pouco nervosa. Mesmo que não seja o meu primeiro dia. Mesmo que o aluno em questão não esteja ligando a mínima,  esteja na maior tranquilidade, apenas reclamando que foram poucas as férias (de três meses, veja bem).Na noite anterior arrumamos tudo,mochila, material , cadernos, ajustei o despertador, com um certo medo de passar da hora (quase impossível) . Pela manhã pulei da cama, acordei meu estudante, tomamos um belo café  e lá nos fomos rumo ao primeiro dia. Na escola aquela confusão, balões,reencontros, risadas, todos falando ao mesmo tempo, onde é a sala, onde se entrega o material, a turma ainda é a mesma? Eu já zonza e ainda meio nervosa, olho para o lado e cadê ele? Procuro, abrindo caminho entre adolescentes e mochilas, subo e desço escadas,  e enfim o encontro, com um grupo de amigos, sorrindo e contando histórias. Nem lembra que estou ali. Pergunto se quer que eu espere, e logo sou sumariamente dispensada. Atravesso o pátio, rumo à saída, e sujo meu pé com a areia do parquinho onde um dia ele já brincou. Saio pensando em quantos primeiros dias de aula já tivemos juntos, e no quanto as coisas mudaram, desde aquela difícil e demorada adaptação na escolinha. E fico feliz que seja assim, me alegro com esta tranquilidade e segurança que ele aprendeu a ter. Mesmo  sabendo que, muito em breve, já   não farei parte destes primeiros dias. Um novo ano letivo começou, e com ele mil possibilidades. Entre amigos, professores , livros e experiências, o mundo continua se abrindo e se expandindo para o meu jovem estudante, reconheça ele ou não o valor desta jornada.
E saio da escola, deixando para trás meu nervosismo e carregando um pouco de saudade da jovem aluna que fui um dia, com frio na barriga e cheia de sonhos e vontade de aprender. Boa volta às aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário