domingo, 17 de abril de 2011

Somos todos um


Sobre o massacre na escola do Rio, li um editorial na ZH em que o autor pedia desculpas aos jovens mortos e suas famílias. Não lembro quem escreveu, mas não era uma autoridade, era um cidadão comum, como eu e você. Que estava tomando para si parte da responsabilidade pela tragédia. Chorei, como chorei ao ler , ouvir, ver cada notícia a respeito. Mas este texto me tocou especialmente, e me fez lembrar de um episódio ocorrido há algum tempo. Meu filho tinha 6 anos na época. Estávamos saindo de um restaurante no bairro Moinhos de Vento, com o pai e a mãe, e havia um menino pouco maior que ele vendendo pano de prato na porta do restaurante. Eu disse "não, obrigada", mas o João me olhou com aqueles olhos transparentes e pediu, "compra, mãe, ajuda ele". E claro, comprei um ou dois. No carro, a caminho de casa, após várias considerações e perguntas sobre onde e como o menino vivia, porque trabalhava, etc...ele declarou: "quando vejo estas coisas sinto uma culpa não sei de quê..."

Apenas para refletir um pouco, afinal , quem somos nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário